Com o surgimento da pandemia devido a covid-19, docentes e discentes tiveram que se reinventar e se adaptar a uma nova forma de aprender e de ensinar. Com o isolamento social surgiu a necessidade do ensino remoto com aulas online, videoaulas, dentre outras metodologias.
Nesse sentido, várias ferramentas foram disponibilizadas e os educadores se viram diante de novos desafios, aos quais não estavam preparados.
Passados quase dois anos dessa realidade, a questão atual que trazemos para debate neste ambiente virtual é a seguinte:
"O ensino híbrido é tendência ou realidade para a vida escolar no mundo pós-pandemia?"
Acredito muito que seja uma realidade! Na verdade, o híbrido esteve na nossa realidade há algum tempo, propiciando a imersão intensa das novas Tecnologias na vivência estudantil, no desenvolvimento do currículo e na gerência de uma nova cultura avaliação. Precisamos agregar esse conceito ao nosso contexto a uma realidade inclusive necessitada de uma nova abordagem de ensino e de aprendizagem.
Bom dia, colegas professores!
Acredito que o ensino híbrido é mais que uma tendência, hoje ele é uma realidade presente na vida de centenas de professores espalhados pelo país inteiro. A questão é: como trazer de volta os alunos que não se sentiram contemplados com essas novas ferramentas por não terem acesso à internet de forma satisfatória? As aulas presenciais estão, aos poucos, sendo retornadas, por isso é importante o trabalho de resgate desses jovens. Que estes possam fazer uso dos materiais doados pelo Governo do Estado na forma de tablets, e que se sintam acolhidos nas escolas, pois nada substitui a interação face a face, o convívio com as pessoas, o contato físico tão importante nas relações interpessoais.
🙂